Temas

Musica Ilhavo Recreativo Ilhavo Antigo Ilhavenses Ilustres Lugares Costa Nova Carnaval Religiao Curiosidades Colegio Illiabum Personalidades Bombeiros de Ílhavo Professores Jornais
João Marques Ramalheira
In "Canção do Mar"
Falar de Ílhavo, é falar do mar - do seu sussurro, da sua canção cujo eco se repercute pelos séculos além. Ílhavo e o mar andam tão unidos como o perfume às rosas e a inquietação à alma humana!

Anterior

Cine Avenida

Ílhavo Antigo Podcast

Episódio 20 - Tradições de Natal e Ano Novo - link

Quando chegamos a Dezembro, a promessa do Natal e do Ano Novo fica mais próxima e a contagem decrescente começa. Como se comparam as tradições de hoje em dia com as de Ílhavo antigamente? Conversámos sobre as tradições ide Natal e de Ano Novo - bacalhau, bolo rei, decoraçōes, bilharacos, missa do galo, o sapato no borralho, entre outras

Episódio 19 - Músicos Ilhavenses (Manuel Paião, João da Madalena, Artur Ramisote e Carlos Paião) - link

Damos por terminada esta série de 3 episódios em que descobrimos um pouco mais sobre a história da música em Ílhavo e os seus  protagonistas. No nosso terceiro episódio sobre músicos ilhavenses, finalizamos com chave dourada: Manuel Paião, João da Madalena, Artur Ramisote e Carlos Paião.

Episódio 18 - Músicos Ilhavenses (Manuel dos Santos Barreto, Casimiro Roque Topete, Armando da Silva e João da Silva Vidal) - link

Ílhavo viu nascer vários compositores musicais e músicos de renome, que contribuíram para a divulgação da terra, da musica e o seu ensino. Na segunda leva de músicos ilhavenses iremos relembrar: Manuel dos Santos Barreto, Casimiro Roque Topete, Armando da Silva e João da Silva Vidal.

Episódio 17 - Músicos Ilhavenses (João da Rocha Carolla, José Cardoso Pereira e José dos Santos Vidal) - link

Já conversámos neste podcast sobre a vasta história de Ílhavo ligada à música, desde as bandas filarmónicas, teatro de revista, jazzes e conjuntos musicais. Ílhavo viu nascer vários compositores musicais e músicos de renome, que contribuíram para a divulgação da terra, da musica e o seu ensino. Relembramos hoje três dos músicos e compositores ilhavenses: João da Rocha Carolla, José Cardoso Pereira e José dos Santos Vidal.

Episódio 16 - Bandas Filarmónicas - link

Ílhavo já foi casa de várias bandas filarmónicas, apesar de hoje em dia haver apenas duas (uma na freguesia de S. Salvador e outra na Gafanha da Nazaré). Iremos rever hoje as principais notas da história das bandas filarmónicas em Ílhavo: Banda da Vista Alegre, Filarmónica Gafanhense (Música Velha) e Banda dos Bombeiros Voluntários (Música Nova).

Episódio 15 - Festivais da Canção (com João Madalena) - link

Tudo começou em 1973, quando o José Sacramento (da Grade) e o saudoso António Machado, mais conhecido por Barroca, da direcção do Illiabum Clube, resolvem lançar o repto de organizar um festival de canções, em moldes idênticos aos do festival da RTP. Forma-se uma equipa de trabalho e...mãos à obra! Em consciência, estavam longe de pensar que seria o ponto de partida para uma das realizações mais carismáticas  feitas na nossa terra!

Episódio 14 - Curiosidades de Ílhavo - link

Ílhavo é uma terra de histórias e de História! Neste episódio descobrimos várias curiosidades sobre Ílhavo. Somos conhecidos há muitos anos, como sendo da Terra da Lâmpada! Falamos sobre as cocheiras, a Fontoura, a estrada de Ílhavo a Vagos e o novo estandarte do Município em 1936.

Episódio 13 - Concursos de Beleza (anos 20-30) - link

É consensual que Ílhavo é uma terra de mulheres bonitas! Por todas as nossas ruas, em todas as idades, vamos encontrar a  mulher formosa, de olhos lânguidos de sonhos, expressão dolente de nostálgica feição e sorriso indeciso. Em Ílhavo, o jornal O Ilhavense organizou o concurso "Qual a rapariga mais bonita de Ílhavo" - relembramos os concursos de beleza dos anos 20-30, com entrevistas antigas às candidatas. Os nossos agradecimentos ao João Madalena pelos dados que nos facultou sobre estes concursos de beleza.

Episódio 12 - Rádio Faneca - link

As primeiras e genuínas cabines de som / rádios locais em Ílhavo surgem no Jardim Henriqueta Maia, por volta de 1946. Adamastor da Silva, Manuel Gomes e outros, fundaram a primeira cabine sonora chamada Cabine de Publicidade Ilhavense - CPI e situava-se entre o Atlântico Cine Teatro e a Garagem dos Vizinhos. Passava música e publicidade aos fins de semana, por vezes à noite, servindo de entretenimento a quem passeava no referido Jardim.

Episódio 11 - Clero de Outros Tempos - link

No Séc. 19 e parte do Séc.20, eram muitos os presbíteros ilhavenses que se notabilizaram, quer na sua terra natal, ou noutras paróquias mais longínquas. No episódio 11 de Ílhavo Antigo, iremos conversar sobre o Clero de outros tempos.  Arcebispo de Évora (José António Pereira Bilhano), padre Ângelo Pereira Ramalheira, Benjamim Ferreira Jorge, Emídio Eduardo Pereira, Arcebispo D. Manuel Trindade Salgueiro, Padre Grilo, D. Júlio Tavares Rebimbas, Prior António Gomes da Silva Valente, Cónego José Maria Ançã e José Castro Paradela.

Episódio 10 - Teatro de Revista - link

Entre 1940 e 1960, Ílhavo foi apanágio de grandes teatros de revista, tendo em conta o número record de actores ilhavenses participantes, todos eles amadores e cujas receitas revertiam para Associações de Solidariedade. Relembramos algumas desta revistas, nomeadamente Sonho ou Pesadelo, Caiu do Céu Aos Trambolhões, Sentença do Bacalhau, Girassol das Surpresas, O Desfolhar do Malmequer, Acontece Cada Uma, Gostos Não Se Discutem.

Episódio 9 - Marchas Populares - link

Falamos hoje sobre as Marchas Populares. Junho é normalmente um mês de celebrações e festividades dos santos populares por todo o país com as noites de Santo António, São João e São Pedro. A origem das Marchas Populares remonta a antigas tradições e existem muitas versões sobre o tema, várias relacionadas com festejos de origem pagã e celebração do solstício do Verão. O primeiro concurso de marchas populares em Lisboa foi organizado em 1932, mas em Ílhavo começa mais tarde.

Episódio 8 - Disco de Ílhavo - link

Com tantas canções e melodias de autores ilhavenses, surgiu em 1959 a idea de fazer uma gravação dessas músicas, interpretadas por artistas amadores da nossa terra. Surge assim a tão conhecida Canção de Ílhavo que foi composta propositadamente para o sarau do Illiabum Clube em 2 de Dezembro de 1958, por ocasião da passagem do seu XV Aniversário.

Episódio 7 - Bailes e Cafés - link

Os bailes marcaram um tempo e uma geração e Ílhavo não foi excepção. Fosse os bailes de Domingo ou os mais especiais de Carnaval, de Natal ou Ano Novo, estas festas são uma das memórias mais queridas de quem as viveu. Ílhavo tinha também vários cafés populares, alguns ainda em funcionamento, outros apenas vivos nas nossas recordações - como o O Clube dos Sucenas, o Café Cândido, Café Central, Café Galera, Café Marileno, Café Jardim, entre outros. Relembramos hoje os Bailes e Cafés Ilhavenses de antigamente.

Episódio 6 - Bailes e Conjuntos (com João Madalena) - 2a parte - link

Ouça a 2.ª parte da nossa entrevista a João Madalena, onde conversamos mais sobre o Jakaranda, as peripécias do baile no Paquete Funchal em Lisboa (que envolvem um guindaste e óleo Fula) e relembramos os versos anónimos que aparecerem em Ílhavo em 1969/70.

Episódio 5 - Bailes e Conjuntos (com João Madalena) - 1a parte - link

Relembramos os bailes antigos em Ílhavo à conversa com João Madalena. Como surgiram os Black Shadow e tudo começou com a festa de Reveillon no Iliabum Clube, seguido do conjunto J4.

Episódio 4 - Costa Nova - link

Antes da Costa Nova, existia a Costa Velha! Desta vez ouvimos algumas curiosidades sobre o começo da Costa Nova, os primeiros banheiros (como o Ti Ricoca) e algumas personalidades que por cá passavam férias (como o Eça de Queiroz). Ouça também algumas entrevistas antigas sobre a passagem de barca para a Bruxa, a história insólita do Vapor Desertas e uns desentendimentos durante uma festa da Sra. da Saúde.

Episódio 3 - Os Jazzes dos anos 20/40 - link

Nos anos 20 começou a surgir a moda dos Jazz Band e Ílhavo não fugiu à regra! Descubra mais sobre os Jazzes de Ílhavo, as suas músicas, e o fim tragicómico do Cinema Ideal.

Episódio 2 - Escolas e Revistas Ilhavenses - link

Hoje conversamos sobre as escolas de Ílhavo e como era o ensino antigamente - o oleo de fígado de bacalhau, o jogo do botão e almoços na cantina com sopa de feijão. Relembramos também três revistas ilhavenses: Com Papas e Bolos, A Nossa Escola e a Galeota.

Episódio 1 - Semana Santa - link

No primeiro episódio de Ílhavo Antigo, falamos sobre a Páscoa e a Semana Santa. Junte-se à conversa onde relembramos a Capela das Almas, a Procissão das Cinzas, a participação das filarmónicas nas cerimónias e outros.

Próximo

Gente de Cá (3)