Ontem, dia 23 de Junho, a Marcha de Alqueidão de 1966 saíu à rua, comemorando, assim, 50 Anos a marchar! Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo de Folclore "O Arrais", com o apoio da Junta de Freguesia S.Salvador. Depois de uma passagem pela Rua de Alqueidão, a Marcha exibiu-se no Largo do Bispo e no Largo da Senhora do Pranto, conseguindo juntar muito público, que aplaudiu fortemente esta comemoração. A letra e música desta Marcha de 1966, é da autoria de João Marques Ramalheira. O acompanhamento musical esteve a cargo do grupo de músicos do "Arrais", que fizeram o seu melhor para este tipo de exibição. Foi pena não se ter conseguido um "Cavalinho" (grupo de músicos com instrumentos de metais e caixa), que traduziriam exactamente a Marcha de 1966. Parabéns ao "Arrais", Junta de Freguesia S.Salvador, todos elementos da Marcha e à D.Rosinha Rato!
Algumas Festas que já não se realizam
Santo António
Esta imagem pertenceu à antiga Capela das Almas e antigamente tinha uma festa das "rijas". Em 1915 houve missa cantada com a participação da Orquestra da Música Nova e à tarde, procissão com cinco irmandades, dois andores (Stº. António e S. Tomé) e 3 Bandas: Nova, Velha e de Vagos! Em 1927, três dias de festa, com a Música Nova, Velha, Vista Alegre e Banda Amizade de Aveiro (esta com concerto efectuado na Praça da República).
O S. Pedro também se festejava na nossa terra, mas no século XIX e com os pescadores como principais dinamizadores. Faziam-se umas capelas pela vila, fogueiras, bailes e desgarradas! (Notas dos Jornais O Ilhavense, Beira Mar e Nauta)
Alguns Cafés já desaparecidos
Na passada 5ª feira (05-05-16) a Junta de Freguesia de S.Salvador comemorou os 180 anos do Cemitério, com uma exposição do fotografias, em colaboração com o Dr.º Domingos Cardoso. Ficarão expostas na Capela do Cemitério, até ao Dia de Finados.